imprensa

50 Parcerias Municipais pelo Clima

19/07/2018

Projeto de educação ambiental brusquense é compartilhado com gestores do meio ambiente em Karlsruhe

Idealizado e implantado na rede municipal de ensino na década de 1980, ainda na gestão do prefeito Celso Bonatelli, o projeto educacional brusquense Nossa Escola, Nosso Lar surgiu com o intuito de embelezar os educandários da cidade. Três décadas depois, reestruturado, o foco, agora, é nas atividades ambientais praticadas dentro e fora das salas de aula.

Hortas, orquidários, criação de animais, pomar, hidroponia, jardinagem, caminho das sensações, composteiras… Essa é apenas uma pequena parte de tudo o que é realizado nos colégios municipais, sobretudo os situados nas áreas rurais de Brusque.

Na manhã desta quarta-feira (19), o projeto, já considerado uma referência em educação ambiental, foi compartilhado e entregue nas mãos da coordenadora de projetos ambientais da Agência de Meio Ambiente e Energia do Distrito de Karlsruhe (Alemanha), Sabine Weinn. A meta é ajudar os alunos da rede de ensino de Karlsruhe a adquirirem conhecimentos sobre a biodiversidade e a importância dos serviços ambientais .
A socialização do Nossa Escola, Nosso Lar é parte dos compromissos do quarto dia de missão da comitiva brusquense no país europeu, por meio do acordo de cooperação 50 Parcerias Municipais pelo Clima.

“Em Karlsruhe, ele será realizado de modo interdisciplinar, contextualizado com a realidade local”, comenta a secretária municipal de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo. “O objetivo principal é compreender as dimensões da complexidade ambiental de modo a desenvolver a consciência em defesa de todas as formas de vida. Em brusque, são quatro unidades situadas em áreas de campo, que estão se tornando referência pra todas as escolas da rede municipal de educação”.

Sairinhas

No ano de 2017, na missão anterior do projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) já havia compartilhado com Karlsruhe o projeto Sairinhas de educação ambiental, já consolidado no município de Brusque. Nesta quarta, a delegação prestigiou uma apresentação sobre como as atividades foram adaptadas e implementadas na realidade local.