imprensa

31/07/2018

Agosto Dourado conscientiza sobre a importância do aleitamento materno

Começa nesta quarta-feira (1º de agosto) a campanha “Agosto Dourado”, que tem por objetivo a conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Em Brusque cada Unidade Básica de Saúde (UBS) realizará a própria programação voltada ao tema.

As equipes das unidades realizarão mamaços, rodas de conversa, oficinas de aleitamento e introdução alimentar, sling, pinturas nas barrigas de gestantes, palestras, entre outras ações. Para participar os interessados devem procurar sua unidade de referência e conferir a programação.

Durante o mês, o posto de coleta de leite humano Amamenta Brusque promoverá capacitações com os servidores da Secretaria de Saúde. Durante cinco segundas-feiras a equipe participará de oficina sobe procedimentos operacionais padrão em amentação. Já entre os dias 22 e 24 de agosto, profissionais do banco de leite de Blumenau realizarão oficina para a técnicos em enfermagem sobre Promoção e Manejo Clínico do Aleitamento.


Por que amamentar é importante?


O leite materno protege de infecções, como diarreia, pneumonia, e otite e, caso a criança adoeça, a gravidade da doença tende a ser menor. O aleitamento também previne doenças futuras como asma, diabetes e obesidade, além de favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.

O esforço que a criança faz para retirar o leite do peito é um exercício importante para a boca e para os músculos do rosto e repercutirá positivamente na respiração, na mastigação, na deglutição, na articulação da fala e no alinhamento dos dentes.

A amamentação também faz bem à saúde da mulher. Reduz as chances de câncer de mama, de ovário e endométrio e também diabetes tipo 2. Quanto mais tempo a mulher amamentar maiores serão os benefícios para a saúde.


*Com informações do Ministério da Saúde