imprensa

01/08/2018

Prefeitura de Brusque inaugura novo albergue e Centro Pop

Na semana de aniversário do município, Brusque ganhou mais uma importante obra que vai atender a população mais vulnerável, sobretudo aos moradores em situação de rua. Por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, a Prefeitura de Brusque inaugurou nesta quarta-feira (1) o novo albergue e o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

A estrutura completa tem 420 metros quadrados. Localizada no Centro da cidade, vai atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social com o compromisso de possibilitar a reinserção dos moradores no mercado de trabalho e no seio de sua família de origem.

A inauguração do espaço foi realizada na tarde desta quarta-feira (1) e contou com a presença do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, do secretário de Assistência Social e Habitação, Deivis Junior, além de demais secretários municipais, autoridades locais, bem como representantes da comunidade. O diretor de gabinete, Dirceu Marchiori, representou o vice-prefeito Ari Vequi.

O prefeito Jonas Oscar Paegle diz que é um momento muito importante para a cidade que passa a resguardar o direito destas pessoas oferecendo a elas um local preestabelecido e adequado para que possam passar à noite e se alimentar.

Ele também enalteceu a construção do Centro Pop, que vai ajudar na reinserção social dos mais necessitados. “É um local onde oferecemos um serviço para a comunidade, com toda uma infraestrutura voltada para que as pessoas que eventualmente vivem em situação de rua tenham um atendimento digno. Queremos ajudar a melhorar a vida das pessoas e, para isso, não devemos virar as costas para os mais necessitados”, destaca. “Temos que possibilitar que essas pessoas tenham condições de procurarem emprego e sejam orientadas pelos nossos profissionais, conforme o seu direito. O Centro Pop é uma esperança para pessoas que vivem dias difíceis”, diz.

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior, relembra que desde o ano passado o município tinha o compromisso de resolver a situação dos moradores em situação de rua. “Isso tudo é um processo e ficamos felizes de chegar neste momento. O primeiro passo foi lá atrás, quando a secretária Mariana (Mariana Martins da Silva, ex-secretaria de Assistência Social e Habitação) abriu o albergue na Arena Brusque. Depois, os moradores em situação de rua desocuparam os prédios dos Correios, e conscientizamos, por meio de uma campanha, para que as pessoas não realizassem doação de esmolas, mas criassem oportunidades”, diz ele. “Agora, temos a oportunidade de entregar o albergue, com uma estrutura completa para essas pessoas, com ala masculina e feminina, banheiro, enfim, um local onde elas serão assistidas, por meio do Centro Pop, com toda estrutura profissional da Assistência, com educadores, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos”, ressalta o secretário.

O novo albergue e o Centro Pop ficam localizados na rua Doutor Penido, no morro da Caixa de Água, no centro de Brusque. A entrega da obra faz parte das festividades em alusão ao aniversário de 158 anos de Brusque, que será comemorado no próximo sábado, 4 de agosto.

A programação completa da semana de aniversário pode ser consultada no site da Prefeitura de Brusque: www.brusque.sc.gov.br