imprensa

Setram

07/08/2018

Secretaria de Trânsito e Mobilidade conscientiza população sobre real função das travessias elevadas

O senso comum muitas vezes leva a população a pensar que as tradicionais travessias elevadas servem apenas como meros redutores de velocidade. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram), a função deste importante aparato viário vai além de apenas fazerem os veículos automotores trafegarem de maneira mais lenta.

Conforme Valério Kosel, responsável pela pasta, é necessário que haja conscientização da comunidade na hora de solicitar a instalação das famosas “lombadas”.

“Ela também existe para que o pedestre tenha uma passagem de forma segura. Óbvio que ela ajuda na questão da velocidade, mas esta não é a função específica. Ela sempre deve ser implantada em locais próximos a pólos geradores de tráfego, como escolas e hospitais, onde existe um fluxo alto de pedestres”, enfatiza o servidor.

Atualmente, a Setram atua em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos na instalação das travessias elevadas. Desta maneira, qualquer cidadão tem o direito de se deslocar até o órgão responsável pelo trânsito brusquense e, através do preenchimento de um formulário, solicitar a instalação do equipamento de tráfego.

“A gente vai analisar, através da fundamentação desse pedido, e aí, havendo a possibilidade, o pedido se encaixando nos critérios técnicos, a gente toma as providências”, continua Valério.

Os moradores, porém, precisam ter um pouco de paciência, afinal de contas, a demanda de serviços na Secretaria de Obras, que instala as faixas elevadas, atualmente é grande. “Geralmente demora em torno de 30 dias para a instalação de placas e a execução das camadas asfálticas”, finaliza.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 47 3351-3719.