30/09/2014    BRUSQUE - SANTA CATARINA

ORÇAMENTO E GESTÃO

Parque Zoobotânico de Brusque faz balanço e comemora resultados
20/01/2010 14:36h

Depois de um ano de intensas melhorias e investimentos, o Parque Zoobotânico de Brusque comemora os resultados. Quem visitou o espaço em 2008 e retornou em 2009 percebe as inúmeras diferenças na qualidade da infraestrutura e no trato com os animais. A prova disso é de que o espaço passou a contar com o licenciamento do Ibama para manejo dos animais.

A autorização de manejo foi conquistada para 64 espécies diferentes. “Investimos e com isso conseguimos o licenciamento ambiental do Ibama e conquistamos mais visitantes, que reconhecem as melhores condições do espaço”, destaca o prefeito Paulo Eccel.

Essa conquista deu-se em função das inúmeras melhorias executadas durante todo o ano, quando o prefeito Paulo Eccel apostou na reestruturação da equipe e no fortalecimento da estrutura. Desde então, as trilhas foram recuperadas, os espaços foram adequados, foram realizadas reformas e a recuperação das instalações existentes.

A construção da Ilha dos Macacos e do Abrigo para o Tronco de Imbuia, a reforma parcial da Pirâmide e a padronização das placas do zoológico são exemplos disso.

O Parque Zoobotânico de Brusque foi fundado em 1992, o local possui uma área de 120 mil metros quadrados e concentra mata nativa e animais silvestres. Atualmente quem comanda o local é Vilson Moresco.

Para esse ano, o projeto de melhorias prevê a reativação do teleférico e a implantação do Parque de Aventuras.

Visitações

Anualmente mais de 150 grupos de escolas vindas de 30 municípios diferentes garantem um público de mais de 5 mil alunos no parque. O atendimento a eles oferece a opção em dois idiomas: inglês e espanhol. No total, só em 2009 visitaram o Parque Zoobotânico de Brusque mais de 30 mil pessoas.

Animais

Atualmente, o Parque Zoobotânico possui 150 animais de 64 espécies diferentes. Alguns deles chegaram até o local por doação da Polícia Ambiental, Ibama e Corpo de Bombeiros. Outros nasceram no parque ou são frutos de permutas com outros zoológicos. Em 2010, novos moradores passaram a fazer parte do parque. São eles: Serval, Gato do Mato, Anta, Bugios, Jacaré de Papo Amarelo e Lhama.

Funcionamento

Das 8h às 17h30min, todos os dias da semana (inclusive finais de semana e feriado).

Crianças até 5 anos não pagam.

Valor do ingresso: R$ 3 (preço promocional)

Tags (palavras-chave)