Notícias Desde sua criação, Ouvidoria do Samae registrou 154 manifestações da população Atualmente, a sociedade pode contatar o setor por três formas; saiba mais BRUSQUE 16 de abril de 2021 Desde fevereiro de 2019, mês em que efetivamente tiveram início os trabalhos da Ouvidoria do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, 154 manifestações da sociedade foram registradas pelo setor. Do número total, contabilizou-se, no período, 56 comunicações (37%), 45 reclamações (29,8%), 31 solicitações (20,5%), 16 denúncias (10,6%) e uma sugestão (0,7%). Conforme a Ouvidora do Samae Brusque, Vanessa Constansa Becker, mesmo com o número de pessoas que procuraram o serviço, existem muitas propostas em andamento para uma melhor realização do trabalho realizado na autarquia. “Estamos estudando o atendimento via WhatsApp e via Inteligência Artificial. Assim, vamos nos adequar e oferecer sempre o melhor e mais seguro para o usuário”, comenta. Atualmente, são três os canais de atendimento para que o cidadão brusquense possa se manifestar oficialmente através da Ouvidoria. Um deles é pelo site www.samaebru.com.br, no link Ouvidoria. Também é possível ser atendido de forma presencial, na Praça da Cidadania ou, então, por meio de carta, que deve ser entregue na sede administrativa do Samae. “No processo, o usuário vai escolher o caráter da sua participação, a forma de identificação – anônima, com restrição e sem restrição de dados – e, então, vai descrever o ocorrido, anexar fotos, vídeos e o que mais achar necessário para o processo. A proteção do denunciante deve ser encarada como uma estratégia de combate à corrupção e à prática de outros ilícitos”, continua Vanessa. O diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, incentiva a população a fazer uso desta ferramenta. “É somente com a participação popular que podemos efetuar melhorias constantes aos serviços desempenhados pela autarquia. Ficamos muito satisfeitos com a participação do cidadão neste processo”, finaliza. Vale lembrar que a população também tem disponível as redes sociais e os telefones do Samae (47 32550500 ou 115) para fazer queixas, informar problemas no abastecimento, dentre outros. É preciso ressaltar, porém, que apenas a Ouvidoria possui caráter oficial. Inscreva-se na newsletter. CIDADÃO IMPRENSA Cidadão Inscreva-se em nossa newsletter [newsletter_signup_form id=3] Imprensa Inscreva-se em nossa newsletter [newsletter_signup_form id=4]