Profissionais da Educação de Brusque recebem formação “Ameaça Ativa”

Capacitação oferecida por policiais militares foi realizada via on-line, na tarde desta quinta-feira

BRUSQUE

  13 de abril de 2023
Profissionais da Educação de Brusque recebem formação “Ameaça Ativa”

Orientar os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Brusque para que saibam como agir, o que fazer, em um momento de ameaça a uma unidade educacional, seja ela escola ou creche, Esta é a finalidade da formação “Ameaça Ativa”, ministrada pelos cabos Guilherme André Sedrez, do 18º Batalhão de Polícia Militar e Carlos Alberto Bernardon Júnior, hoje no pelotão de Choque da PM em Florianópolis mas que já atuou na cidade, junto com o sargento Júlio César, via on-line, na tarde desta quinta-feira (13).

Os policiais já ministraram presencialmente essa formação a um grupo de profissionais da Rede Municipal de Ensino na abertura das atividades letivas de 2023 do quadro funcional da Secretaria de Educação de Brusque (SEME), no início do ano.

E neste momento, devido aos recentes acontecimentos, a SEME estabeleceu contato com eles, que prontamente se colocaram à disposição para repetir a capacitação. Agora, no formato on-line, transmitida e disponível no canal do YouTube, para que os profissionais que não tiveram acesso ao vivo à formação, possam acessar o conteúdo.

A apresentação tem o objetivo de instruir os profissionais sobre quais sinais de alerta devem ser observados para uma possível situação de ameaça ativa e como agir para resguardar suas vidas, dos estudantes e de toda a comunidade escolar. As orientações têm por base protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades policiais nacionais e internacionais.

Após a apresentação das ações e discussões pertinentes ao que diz respeito à violência nas escolas, a Secretaria da Educação utilizará alguns elementos dessa formação para elaboração do documento que vai nortear as orientações para os profissionais da educação e para toda a comunidade escolar, destaca a secretária Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

“Entendemos que esse é um momento em que precisamos nos unir, todos. As famílias precisam também estar em parceria com escolas, mais do que nunca o sentimento de pertencimento precisa se fazer presente nas relações, para que, juntamente, seja possível, num curto espaço de tempo, dissipar todo o medo que envolve esse momento tão delicado que estamos vivendo”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.