Histórias inspiradoras ganham destaque na Secretaria de Obras no Dia da Consciência Negra

Trabalhando em áreas estratégicas, lideranças negras se sobressaem na pasta

BRUSQUE

  19 de novembro de 2024
Histórias inspiradoras ganham destaque na Secretaria de Obras no Dia da Consciência Negra

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Brusque celebra a trajetória de lideranças negras que, com trabalho e dedicação em cargos estratégicos, representam a força da miscigenação e a valiosa contribuição cultural afro-brasileira para o desenvolvimento da cidade.

Entre os destaques está João Pedro da Silva, natural de Icaraíma, no norte do Paraná. Diretor-geral de Obras, ele é uma referência técnica em projetos de grande porte e especialista em drenagem. Sua atuação tem sido fundamental na implementação de soluções públicas inovadoras e eficientes nas obras municipais.

O subtenente veterano da Polícia Militar de Santa Catarina, Denilson Custódio dos Santos, natural de Florianópolis, é o gestor do Programa de Pavimentação Comunitária, uma das políticas públicas de maior impacto na qualidade de vida dos brusquenses. Com formação em Direito e especialização em Gestão Pública e Segurança Pública, sua experiência e liderança têm sido essenciais para o sucesso e a ampliação do programa.

No setor de comunicação, o agente de obras Gladson Matos Canuto, natural de Aracaju, Sergipe, se destaca pela produção fotográfica, pela documentação e divulgação das ações da Secretaria. Formado em História, com pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, Gladson assegura que a população tenha acesso a informações claras e de qualidade.

Além das lideranças, a Secretaria de Obras também traz à tona histórias de superação, como a de Kleberton Matos da Silva. Também natural de Aracaju, Kleberton chegou a Brusque em 2012 apenas com o ensino fundamental incompleto. Iniciou sua carreira na Secretaria de Obras como ajudante de pedreiro, mas, com muita dedicação e esforço, concluiu seus estudos, obteve a habilitação necessária e se especializou, conquistando o cargo de operador de retroescavadeira em 2019.

“Nunca deixei de sonhar e lutar pelo meu futuro. Hoje, posso dizer que sou um exemplo de que, com persistência, qualquer sonho pode se tornar realidade”, afirma Kleberton.

Essas trajetórias de perseverança evidenciam a riqueza da diversidade no serviço público e reforçam a importância da reflexão sobre a igualdade de oportunidades no Dia da Consciência Negra. “A união de diferentes histórias e origens é o que impulsiona o desenvolvimento da nossa cidade, e por isso é muito importante valorizar o Dia da Consciência Negra”, comentou Gladson.

Inscreva-se na newsletter.