Brusque estabelece novas regras para dedução de materiais no ISS da construção civil

Objetivo é dar mais segurança jurídica aos prestadores de serviços da área

BRUSQUE

  31 de março de 2025
Brusque estabelece novas regras para dedução de materiais no ISS da construção civil

Na última semana, a Prefeitura de Brusque implementou uma nova sistemática para a dedução de materiais da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) nos serviços de construção civil.

O objetivo é garantir mais transparência, padronizar as deduções permitidas e alinhar a aplicação do imposto às decisões do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Assim, como funcionará a dedução de materiais da base de cálculo do ISS? Agora, para que a dedução seja aceita, os materiais precisam atender a três critérios:

– Serem produzidos pelo próprio prestador do serviço, fora do local da obra;
– serem comercializados separadamente pelo prestador, com incidência do ICMS;
– não podem ser adquiridos de terceiros ou fabricados no próprio local da obra.

Caso o prestador de serviços não comprove essas condições, o ISS será calculado sobre o valor total da nota fiscal.

A medida coloca Brusque no mesmo patamar de transparência a respeito de impostos que outras grandes cidades do Brasil. “É importante que Brusque siga, assim, o exemplo de Porto Alegre e Curitiba, entre tantos outros, que, atentos a todo o cenário tributário atualizaram a sua legislação”, comentou o auditor fiscal tributário da Prefeitura de Brusque, Felipe Bisotti.

“O objetivo é dar maior transparência e segurança jurídica aos prestadores de serviços de construção civil e assegurar a correta aplicação das deduções previstas em lei e ao entendimento atual da legislação pelo STJ”, finalizou.

Inscreva-se na newsletter.