Trabalho do “Amamenta Brusque” segue normal no período de pandemia

Somente em março, foram coletados 44 litros de leite

BRUSQUE

  30 de abril de 2020
Trabalho do “Amamenta Brusque” segue normal no período de pandemia

O programa “Amamenta Brusque” segue seu fluxo normal de coleta e doação de leite materno para crianças prematuras em Brusque. A iniciativa da Secretaria da Saúde somente em 2019 realizou 1729 atendimentos, com 160 litros de leite arrecadados.

Segundo a enfermeira e coordenadora do programa, Sheila Neves, apesar da pandemia do coronavírus, o mês de março teve uma coleta de 44 litros, o que é considerado um bom fluxo. Ela considera que isso é reflexo do trabalho feito com as mães por meio da iniciativa, bem como com a busca ativa “Estamos fazendo o trabalho de busca de bebês que nasceram entre março e abril, ligando para essas mulheres para questionar sobre amamentação, tirar dúvidas… O pessoal também pode entrar em contato conosco. O serviço está à disposição, fiquem em casa, mas, se precisar, estamos aqui”, comenta a enfermeira.

Ela agradece as doadoras voluntárias que auxiliam o programa, fundamental para ajudar os bebês prematuros que ficam internados na UTI. “O leite é muito importante. Um litro pode alimentar até 10 recém-nascidos e temos mantido essa ‘constância’ nas coletas”, comemora.

As mães que têm leite em excesso podem comunicar a Secretaria da Saúde no telefone 3255-6800. “Seguimos com atendimento no segundo andar da Policlínica (na Praça da Cidadania). Qualquer mãe que precisar pode contar conosco. Estamos à disposição seguindo todas as normas de segurança”.

A enfermeira explica que, em virtude da Covid-19, a Secretaria da Saúde prioriza o atendimento às mães que amamentam por telefone, mas que há situações específicas em que é necessário o atendimento presencial. “Sabemos o quão importante é para que as pessoas fiquem em casa e nos colocamos à disposição para tirar dúvidas e esclarecer quaisquer perguntas por telefone, mas há casos em que precisamos visualizar o bebê mamando no peito, se for preciso, corrigir alguma posição”, observa.

Inscreva-se na newsletter.