Centro de Triagem já atendeu quase 1,2 mil pessoas

Somente na primeira semana, foram 252 atendimentos, com 95 pessoas permanecendo em isolamento social

BRUSQUE

  13 de abril de 2020
Centro de Triagem já atendeu quase 1,2 mil pessoas


Criado em 23 de março para auxiliar a Secretaria de Saúde no controle do novo corona vírus, o Centro de Triagem da Prefeitura de Brusque já atendeu quase 1,2 mil pessoas desde a data, quando foi inaugurada a estrutura no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidoto Imhof.

Somente na primeira semana, foram 252 atendimentos, com 95 pessoas permanecendo em isolamento social, e uma encaminhada ao hospital. Atualmente, no total, são 1129 atendimentos, com 406 pessoas isoladas e 13 hospitalizadas.

“Podemos tirar pontos importantes: A grande maioria não tinha sintoma de doença, nem moderada. Tivemos apenas um caso grave encaminhado ao hospital, mas a grande maioria foi medicada e encaminhada para sua residência, com alguns poucos indo para o Azambuja para exames complementares”, destaca o secretário da Saúde, Humberto Fornari.

Segundo ele, a procura ainda é considerada pequena, o que é vista com bons olhos para o controle da pandemia. Apesar disso, Fornari diz que a tendência é de que o número de atendimentos cresça nas próximas semanas, sobretudo após a abertura do comércio, bancos, entre outros. “Isso vai trazer certa aglomeração, no sentido de o pessoal ir e vir. Por mais que a gente solicite o distanciamento e uso de máscaras, sabemos a dificuldade em controlar, o que provavelmente vai aumentar o número de contaminados”, ressalta.

O secretário observa, no entanto, que a expansão maior de casos deve ocorrer a partir de maio, porque o vírus demora um pouco para se manifestar. “Queremos conduzir isso de modo controlado. Se a população estiver ordeira, vamos levar essa situação sem grande prejuízo”, comenta, enaltecendo a importância do Centro de Triagem neste caso. “Estamos trabalhando com quatro médicos pela manhã e outros quatro à tarde, todos extremamente capacitados para o tratamento de pacientes com sintomas respiratórios. Estamos confiantes e otimistas, entendendo que a equipe está fazendo um grande trabalho”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.