Equipes de mais de 40 servidores trabalharam na recuperação de Brusque após temporal

Diversos pontos apresentaram quedas de árvores e destelhamentos por conta dos fortes ventos

BRUSQUE

  14 de fevereiro de 2025
Equipes de mais de 40 servidores trabalharam na recuperação de Brusque após temporal

No final da tarde desta quinta-feira (13), Brusque foi assolada por uma intensa tempestade acompanhada de fortes ventos, resultando em diversos transtornos para a cidade. Os bairros mais afetados foram o Centro I, São Luís, São Pedro, Steffen e Bateias.

Entre as principais ocorrências registradas estão quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em diferentes regiões. Além disso, estruturas públicas, como o Pavilhão da Fenarreco e a Arena Brusque sofreram danos significativos em suas coberturas.

Em resposta aos danos causados pelo temporal, a Secretaria de Obras mobilizou suas equipes para atuar nos pontos mais críticos da cidade. Os servidores concentraram seus esforços na remoção de árvores que caíram sobre calçadas e ruas, obstruindo a circulação de pedestres e veículos. Essas equipes realizaram o corte dos troncos e a retirada de galhos e entulhos que comprometiam a passagem.

Um dos locais mais atingidos foi a Avenida Beira Rio, margem direita, nas proximidades da Ponte Arquiteta Andrea Patrícia Volkmann, onde galhos e troncos bloquearam parte da via.

Na manhã desta sexta-feira (14), as equipes do Obras se mobilizaram com motosserras, caminhões-caçamba, retroescavadeiras, caminhão munck e trabalhadores braçais, acelerando a remoção dos detritos. A limpeza avançou rapidamente e o fluxo de veículos já estava normalizado na maioria das áreas afetadas. A previsão é de que, até o final do dia, essas localidades mais afetadas fiquem completamente limpas.

Além disso, uma equipe foi deslocada ao Pavilhão da Fenarreco para recolher as telhas que foram arrancadas pelos ventos. Com o auxílio de um caminhão munck, os servidores trabalharam na remoção das telhas soltas que permaneceram presas no telhado, assegurando a segurança no local.

Os trabalhos prosseguem por toda a cidade, com 40 servidores dedicados na limpeza dos estragos causados pelo temporal. Neste fim de semana, um mutirão com 15 trabalhadores será mobilizado para coletar galhos cortados nos bairros Steffen e Cedrinho, além da raspagem e limpeza de ruas em Tomaz Coelho e na Travessa Dom Joaquim, onde a chuva deixou um grande acúmulo de terra e lama.

“Nossa maior preocupação é garantir a segurança da população e liberar o trânsito no menor tempo possível”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Ivan Bruns Filho.

“Quero agradecer imensamente a todos os servidores que, assim que foram acionados, rapidamente se deslocaram para atender a cidade. Esse comprometimento é fundamental para manter Brusque em ordem e garantir o direito de ir e vir de todos”, complementou Ivan.

Inscreva-se na newsletter.