Pequenos mutirões garantem 60 cirurgias de catarata em Brusque ainda neste mês

Procedimentos estão programados para ocorrer de 24 a 30 de junho

BRUSQUE

  17 de junho de 2021
Pequenos mutirões garantem 60 cirurgias de catarata em Brusque ainda neste mês

Sessenta pacientes do Sistema Único de Saúde de Brusque serão beneficiados com a cirurgia oftalmológica para a remoção da catarata até o final deste mês. Os chamados “pequenos mutirões” estão programados para ocorrer de 24 a 30 de junho.

A diretora geral da Secretaria de Saúde, Camila Pereira, explica que a pandemia do coronavírus provocou represamento dos procedimentos, face à suspensão das cirurgias eletivas pelo Governo do Estado. Até que, no último mês de maio, a portaria 505 da Secretaria Estadual da Saúde permitiu o retorno do agendamento.

“Fizemos toda a organização necessária e vamos, agora, com esses pequenos mutirões, efetuar um quantitativo maior de cirurgias para desafogar o represamento provocado pela pandemia e, gradativamente, voltaremos à normalidade dos procedimentos eletivos”, argumenta a diretora geral.

Camila acrescenta que os pacientes contemplados com a cirurgia de catarata já estão em preparativos. “Todos respeitando a fila única de procedimentos”, ressalta.

O que é

A cirurgia de catarata tem a função de remover o que está causando a visão embaçada, que é o cristalino danificado. Ele é retirado e substituído por uma lente nova, artificial e intraocular.

A cirurgia de catarata é indicada quando o cristalino, que é a lente natural dos olhos, fica opaco, já que o seu aspecto original é transparente. Isso dificulta a visualização das imagens.

Pterígio

Além dos pequenos mutirões para cirurgia de catarata, Camila Pereira destaca outra importante ação na área da oftalmologia viabilizada pela Secretaria de Saúde de Brusque à comunidade. Em maio, 38 pacientes foram contemplados com a cirurgia de retirada do pterígio – pele que surge na pálpebra e que se estende para a córnea, também prejudicando a visão. “Em dois meses, portanto, são 98 pacientes oftalmológicos beneficiados com procedimentos cirúrgicos”, enfatiza a diretora geral.

Inscreva-se na newsletter.