Polícia Militar, Prefeitura de Brusque e Associações definem ações do Decreto Estadual

A Prefeitura de Brusque informa que a partir desta quinta-feira (19) o transporte público municipal estará paralisado conforme determinou os […]

BRUSQUE

  18 de março de 2020


Ouça o texto
Polícia Militar, Prefeitura de Brusque e Associações definem ações do Decreto Estadual

A Prefeitura de Brusque informa que a partir desta quinta-feira (19) o transporte público municipal estará paralisado conforme determinou os Decretos 509 e 515/2020 do Governo do Estado de Santa Catarina. A definição foi tomada pelo pode público e a empresa concessionária Nosso Brusque, com a Polícia Militar (PM) durante reunião na manhã desta quarta-feira. Todas as medidas, têm validade de sete dias, a contar de hoje e têm por objetivo conter a propagação do coronavírus.

No encontro, além do prefeito Jonas Paegle, também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Martins, presidente da Associação Empresarial de Brusque, Rita de Cássia Conti, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Fabrício Zen, Presidente do Sindicato Comércio Varejista e Atacadista, Marcelo Gevaerd. O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, informou que os comércios da cidade, incluindo shoppings, centros comerciais, lojas de ruas em geral, serão orientados na tarde de hoje, e amanhã, a determinação é que todos os estabelecimentos estejam fechados. “Hoje vamos orientar, e amanhã vamos fiscalizar. Mesmo o decreto já estando em vigor, a PM vai usar o bom senso durante esta quarta-feira. Serviços essenciais como supermercados, águas e gás, postos de combustíveis, farmácias, enfim, os considerados essenciais conforme o decreto estadual, podem funcionar, a partir de amanhã”, comenta o comandante.

Estabelecimentos que trabalham com alimentos, como restaurantes e padarias poderão ter vendas de produtos para entrega e “viagem”, ou seja, venda em balcão para consumo em casa. Cafés (inclusive em padarias), casas noturnas, bares, academias e simulares estão proibidos em todo o território catarinense. Missas, cultos e celebrações em geral, não estão autorizados.

Em relação aos supermercados, a recomendação é a utilização do bom senso pelos empresários. É prudente observar a capacidade de cada estabelecimento visando a saúde, segurança e a ordem e, casos excepcionais, poderão ser orientados pela PM.

As indústrias deverão observar as normas do Decreto Estadual e manter contato com suas associações de classe para novas orientações.

A Prefeitura de Brusque informa ainda que as atividades administrativas serão realizadas normalmente nesta quarta-feira e a partir de amanhã, apenas serviços considerados essenciais, principalmente na área da saúde, serão mantidos. Um novo comunicado será divulgado a tarde, com a relação dos plantões em cada secretaria, fundações e autarquias.

Todas as medidas anunciadas pelo Governo do Estado são no sentido de evitar aglomerações públicas onde passam gerar contágios com eventuais casos suspeitos da doença.

Inscreva-se na newsletter.