Ruti, puma do Parque Zoobotânico, passa por exames preventivos

Ação ocorre em parceria com instituições privadas de Brusque

BRUSQUE

  27 de março de 2023
Ruti, puma do Parque Zoobotânico, passa por exames preventivos

O Zoobotânico de Brusque, por meio da veterinária da instituição, Milena Zapala, em parceria com o Hospital S.O.S Animais, por meio do veterinário Lucas Felipe de Souza, e da da Vet Home Clínica Veterinária, por meio do veterinário Nilson Pereira Neto, realizam procedimento de endoscopia, ultrassonografia e exames de sangue na puma do zoo, a Ruti. A ação ocorreu na última sexta-feira.

Devido a idade avançada das pumas que residem no parque, exames como esses precisam ser regularmente feitos para avaliação do animal, destaca a médica veterinária do Zoo, Milena. “Sempre queremos o melhor para nossos animais do parque, e é por isso que sempre buscamos parcerias com outros profissionais da área,” disse.

Pumas do Parque

O parque Zoobotânico possui duas Puma concolor, Ruti e Raquel, são irmãs e moram em Brusque desde 2009. Estão com aproximadamente 17 anos. “Elas vieram do Zoobotânico de Pomerode, e já chegaram em Brusque quase adultas. Atualmente já são idosas e seus cuidados são redobrados. Então, para a segurança delas, estamos sempre realizando exames preventivos. As pumas são carnívoras, comem em torno de 1 quilo de carne por dia, são o segundo maior felino das Américas”, explica Zapala.

Parcerias do Zoobotânico

O Parque Zoobotânico vem atuando em diversas parcerias, com a realização de visitas guiadas, parceria com universidades e escolas. Além disso, há trabalho conjunto com médicos veterinários e estudantes da área. O local acaba funcionando como ambiente de aprendizado, já que muitos estudantes aproveitam para realizar trabalho de campo no local.

Inscreva-se na newsletter.