Secretaria de Saúde está em processo de contratação de 20 médicos para Rede Municipal de Saúde

Admissões demoram pela desistência dos candidatos

BRUSQUE

  30 de março de 2022
Secretaria de Saúde está em processo de contratação de 20 médicos para Rede Municipal de Saúde

A busca por médicos tem sido um desafio para a Secretaria de Saúde. Na última atualização do Departamento de Recursos Humanos, 20 profissionais de medicina estão em processo de contratação. Onde 14 foram convocados do Concurso Público e seis do Processo Seletivo. Entre os profissionais, estão clínicos gerais, psiquiatras, ortopedistas, ginecologistas e um auditor.

A chefe de Recursos Humanos da Saúde, Sandra da Conceição Bossa, explica que a maior dificuldade está na desistência dos profissionais. “Mais de 10 médicos não aceitaram assumir as vagas. Por diversos motivos. Estamos fazendo o chamado, convocando, mas esbarramos no desejo do profissional”.

Outra dificuldade, são as questões burocráticas, de acordo com Sandra, quando o médico é convocado, por meio de Concurso Público, ele tem até 30 dias para aceitar e apresentar as documentações. “Antes desse prazo não podemos chamar o próximo, temos que seguir a legislação. No Processo Seletivo, esse trâmite é mais rápido. Estamos constantemente em contato e tentando, mas tem sido muito dificil”.

Orientação para atendimento

Enquanto o quadro funcional não estiver completo, a orientação da Secretaria da Saúde, é que a população procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde sempre uma equipe fará o acolhimento e o encaminhamento necessário de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h. Outra alternativa, é buscar o Pronto Atendimento da Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h30. Ou então, os hospitais Azambuja e Dom Joaquim, que possuem convênio com a Prefeitura para atendimento via SUS, 24h, sete dias por semana.

Neuropediatra e nefrologista

Entre as dificuldades de contratação, o Departamento de Recursos Humanos, comemora uma boa notícia, ou seja, a contratação de uma profissional neuropediatra e um nefrologista. Sandra conta que isso só foi possível depois de mais de um ano na busca, inclusive com realização de Concurso Público e diversos Processos Seletivos em que não houve aprovados ou inscritos.

Inscreva-se na newsletter.