
O Tiro de Guerra de Brusque realizou na quinta-feira (26) a atividade “Tiro de Instrução Básico” com os atiradores matriculados. A formação foi executada no Clube Blumenauense de Caça e Tiro Esportivo, em Blumenau-SC.
“Esta é instruções é um das mais esperadas pelos atiradores e tem como finalidade habilitar o atirador a manusear de maneira correta e responsável o mosquetão”, explica o chefe de instrução, subtenente Rubens Justiniano Evangelista.
A atividade iniciou por volta das 6h e seguiu até às 23h, sendo realizadas séries de tiro diurno e noturno, de acordo com o previsto no plano padrão de instrução, condicionando o atirador a operar em diversas situações e permitindo praticar os conhecimentos adquiridos na instrução preparatória para o tiro.
O resultado obtido pelos atiradores na execução dos tiros corroborou a assimilação das instruções ministradas, a rigorosa manutenção do armamento e a obediência aos procedimentos de segurança necessários do armamento.
Os atiradores que obtiveram os melhores desempenho em todas as séries do tiro diurno participaram da competição do melhor atirador combatente. O Monitor Arthur José Caviquioli e o Atirador Cristian Rubik, ambos do 1º Pelotão – Cães de Guerra, classificaram-se em 1ª e 2º lugar, respectivamente.
O vencedor da referida competição receberá uma medalha e um certificado, concedido pelo Comandante da 5ª Região Militar (Curitiba-PR) a ser entregue em formatura de grande vulto, honraria concedida somente aos que demonstraram uma elevada facilidade em assimilar corretamente as instruções ministradas e aptidão no emprego eficaz do armamento, características inerentes aos melhores combatentes militares. O Monitor Caviquioli integrará a galeria dos destaques do ano, sendo substituído somente pelo próximo atirador combatente do ano que vem.
Para a realização de tal atividade o Tiro de Guerra de Brusque contou com o apoio da Prefeitura de Brusque, que cedeu o transporte para a condução dos atiradores, uma viatura de apoio (Horto Florestal), suporte médico e também do 23º Batalhão de Infantaria (Blumenau-SC) que realizou a escolta do armamento e da munição, cedeu militares para auxiliarem na execução do tiro e forneceu ração operacional (alimentação) para todo o período da atividade.