Último trecho de enrocamento da Beira-Rio é concluído

Mais de 30 mil toneladas de pedras brutas detonadas foram utilizadas ao todo

BRUSQUE

  28 de março de 2025


Ouça o texto
Último trecho de enrocamento da Beira-Rio é concluído

Na tarde desta quinta-feira (27), foi concluído o último dos oito enrocamentos realizados ao longo da Beira-Rio, totalizando aproximadamente 1.246 metros de extensão. O trecho finalizado, identificado como número 03, está localizado próximo à Ponte Arquiteta Andréa Patrícia Volkmann, enquanto os demais estão distribuídos ao longo da margem direita da Beira-Rio.

As fortes chuvas que atingiram o município no final de 2023 resultaram em enchentes de grande impacto, levando à decretação do Estado de Calamidade Pública. As margens da Beira-Rio, que exercem um papel essencial como canal extravasor, foram duramente afetadas, exigindo uma intervenção para restaurar suas estruturas.

Para a execução das obras, foram utilizadas aproximadamente 30.096,90 toneladas de pedras brutas detonadas. O enrocamento tem como principal objetivo estabilizar o terreno, prevenindo a erosão e os solapamentos causados pela forte correnteza do rio.

A intervenção foi viabilizada por meio do programa Recupera SC, que visa apoiar a recuperação de áreas impactadas por eventos climáticos extremos, em colaboração com os Poderes Públicos. Além disso, foram empregadas aproximadamente 2.708,11 horas de trabalho com escavadeiras de 15 e 20 toneladas, com recursos oriundos do próprio programa.

A parceria entre o município e o Governo do Estado foi fundamental na recuperação do canal extravasor. “A recuperação dos diversos trechos da Beira-Rio só foi possível graças à parceria entre o governo do Estado e o nosso município, por meio do Programa Recupera SC”, explicou o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho.

“Agradeço ao governador Jorginho Mello, que prontamente disponibilizou os recursos necessários para essa obra. Em breve, também concluiremos a construção das calçadas nos trechos afetados, proporcionando mais segurança e conforto para a população”, acrescentou.

Inscreva-se na newsletter.